quarta-feira, 17 de maio de 2017

   Atividade 1º. 5 

- Cite as características de cada organela celular (figura ao lado)
 
- Após, leia o texto abaixo
 

Doenças devido a alterações em organelas   Citoplasmáticas

 
É importante, aos seres vivos, a presença de mecanismos de ajuste às variações dos meios externo e interno mantendo constantes os meios intra e extracelular do organismo, dentro de limites pouco variáveis, e compatíveis com a alta eficiência da maquinaria celular.
Na segunda metade do século passado um fisiologista, Walter B. Cannon, criou o termo homeostase, e o que seria isso? Homeostase é a tendência dos organismos vivos em manter constante o meio interno. Ou seja, quando o organismo não consegue manter a homeostase, ocorre doença. Os ácidos nucleicos e as proteínas são moléculas importantes nos processos vitais, ou seja, tem papel importante na manutenção da homeostase e portanto da saúde.
Quando não há essa manutenção na homeostase, consequentemente o individuo vai se adoentar, logo abaixo mostra alguns exemplos de envolvimento de estruturas celulares, como microtúbulos, mitocôndrias, peroxissomos e DNA cromossômico, no aparecimento de diversas doenças.
 
1) Microtúbulos = Doença de Kartagener, a causa é por meio da ausência de dineina nos microtúbulos, a alteração que ocorre é a ausência de braços nos microtúbulos dos cílios e flagelos. E consequentemente, vai haver infecções respiratórias e esterilidade masculina, imobilidade dos cílios e flagelos.

2) Mitocôndria = Citopatia Mitocondrial, a causa é o desacoplamento da oxidação fosforilativa, e a alteração que ocorre é a forma e quantidade alterada nas mitocôndrias, e consequentemente vai haver emagrecimento e metabolismo basal elevado.
 
3) Peroxissimo = Síndrome cérebro hepatorrenal, a causa é uma mutação da enzima peroxissômica, na qual vai haver alterações na ausência de enzimas nos peroxissomos, e ocasionalmente, retardamento psicomotor, disfunção do fígado e lesão renal.

4) Lisossomo = Leucodistrofia metacromática, a causa é a ausência de sulfatase lisossômica, na qual vai haver acumulação de lipídios nas células, ocasionando o retardamento mental e psicomotor. E também pode ocorrer a Doença de Hurler, que a principal causa é a ausência de L iduronidase, na qual vai haver acumulo de dermatan sulfato em células, fazendo assim com que o individuo tenha retardamento mental e de crescimento.

5) DNA cromossômico = Osteogenesis imperfecta, a causa é a mutação do gene do colágeno, ocorre alterações das fibras colágenas, fazendo com que o ser humano tenha fraturas frequentes, devido a síntese defeituosa de fibras de colágeno.

6)Reticulo Endoplasmático Rugoso = Escorbuto, a causa é a carência de vitamina C, co fator necessário para a síntese de colágeno, ocorre alterações das fibras colágenas, fazendo com que haja hemorragias frequentes e queda de dentes devido a síntese defeituosa de colágeno.

7) Complexo de Golgi = Doenças das células I, a causa é a ausência de enzimas fosforila as enzimas lisossômicas, fazendo com que tenha acumulo de inclusões nos fibroblastos, e consequentemente, o crescimento e desenvolvimento mental retardados.

8) Complexo de Golgi e grânulos de secreção = Diabete pro insulínica, a causa é a não transformação pro insulina nos grânulos de secreção, e acarreta diabete devido a falta de insulina no sangue.

Enfim, espero que seja de bom proveito, porque além de estarem relacionados com as organelas que ja estudamos, é importante saber também sobre doenças, como são causadas e o que pode trazer para nós.

FONTE: Junqueira, José Carneiro. Biologia Celular e Molecular. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário