segunda-feira, 18 de setembro de 2017

MATRIZES


Matrizes
Introdução

   O crescente uso dos computadores tem feito com que a teoria das matrizes seja cada vez mais aplicada em áreas como Economia, Engenharia, Matemática, Física, dentre outras. Vejamos um exemplo.   A tabela a seguir representa as notas de três alunos em uma etapa:

 Química
Inglês
Literatura
Espanhol
A
8
7
9
8
B
6
6
7
6
C
4
8
5
9

   Se quisermos saber a nota do aluno B em Literatura, basta procurar o número que fica na segunda linha e na terceira coluna da tabela.   Vamos agora considerar uma tabela de números  dispostos em linhas e colunas, como no exemplo acima, mas colocados entre parênteses ou colchetes:    Em tabelas assim dispostas, os números são os elementos. As linhas são enumeradas de cima para baixo e as colunas, da esquerda para direita: Tabelas com linhas e colunas ( m e n números naturais diferentes de 0) são denominadas matrizes m x n.

Após clicar no link abaixo e copiar...

CLICAR NO LINK...

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA EM SUBNIVEIS OU DE PAULING

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA EM SUBNIVEIS OU DE PAULING

Linus Pauling propôs algebricamente por meio de seu diagrama, conhecido como pirâmide de energia, que as camadas ou níveis que formam a eletrosfera são dividas em subníveis de energia.
São os subniveis que compõem as camadas shap= s, principal= p, difuse= d e fundamental= f. Cada um comporta uma quantidade máxima de elétrons, s= 2, p= 6, d= 10 e f=14.
Seguindo o diagrama a distribuição eletrônica em subniveis, fica a seguinte ordem: 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s2, 4d10, 5p6, 6s2, 4f14, 5d10, 6p6, 7s2, 5f14, 6d10.
Em que 1s2, o numero 1 corresponde ao nível, a letra s corresponde ao subnivel e o numero dois em forma de expoente indica a quantidade de elétrons.
Camada ou nível
Nivel
Subnivel
Número de elétrons
K
1
s
2
L
2
s, p
8
M
3
s, p, d
18
N
4
s, p, d, f
32
O
5
s, p, d, f
32
P
6
s, p, d
18
Q
7
s, p
8
Exemplo: 11Na => Z= 11, P= 11, e= 11
Distribuição eletrônica em subniveis: 1s2, 2s2, 2p6, 3s1.
Exemplo: 8O => Z= 8, P= 8, e= 8
Distribuição eletrônica em subniveis: 1s2, 2s2, 2p4.
A distribuição pode ocorrer em ordem crescente de energia ou em ordem de camada.

Camada de Valência
É a última camada da distribuição eletrônica, não importando os subniveis que a compõe.
11Na => Z= 11, P= 11, e= 11

Distribuição eletrônica em subniveis: 1s2, 2s2, 2p6, 3s1.


Ecologia e Meio Ambiente

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

GRUPOS VEGETAIS

Existem dois grande grupos de plantas:
1. Fanerógamas: plantas com flores;
2. Criptógamas: plantas sem flores.
Fanerógamas: Possuem o corpo dividido em raiz, caule e folhas. Podem ser divididas em dois grupos:
a. Angiospermas: fanerógamas com frutos;
b. Gimnospermas: fenerogamas sem frutos (semente nuas).
ANGIOSPERMAS:
podem ser divididas em duas classes: Dicotiledôneas e Monocotiledôneas.
DicotiledôneasRaízes ramificadas. O caule é um tronco. As folhas possuem pecíolo e nervuras ramificadas. As flores são organizadas à base dos números 2 ou 5, frutos apresentam 2 ou 5 lojas e as sementes, 2cotilédonesExemplos: mangueira, feijoeiro, laranjeira.
Monocotiledôneas: Raizes fasciculadas (em cabeleira). O caule é estipe ou colmo. As folhas possuem bainha e nervuras paralelas, as flores são organizadas à base do número 3, os frutos possuem 3 lojas e as sementes têm apenas 1 cotilédone. Exemplos: Cana-se-açúcar, milho,coqueiro.
GIMNOSPERMAS:
Possuem raiz, caule e folhas, desenvolvem flores, mas não formam frutos. As sementes são nuas.
CRIPTÓGAMAS:
São as plantas sem flores. Distribuem-se por 3 grupos:
1. Pteridófitas– possuem raiz, caule e folhas. O caule geralmente é subterrâneo. Exemplo: Samambaia e avenca.
2. Briófitas– possuem caule e folhas, mas não possuem raízes típicas. São os musgos e as hepáticas.
3. Talófitas: Não possuem raiz, nem caule e nem folhas. Seu corpo é um talo. São as algas.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

TESTE DE DALTONISMO

"Imagine um mundo com cores pouco definidas, às vezes embaçadas, com nuances distorcidas e sem diferenciação entre os tons. Parece bem estranho não é mesmo? Mas é assim que vive 5% da população mundial. Conhecido como daltonismo, o distúrbio se caracteriza por uma irregularidade na percepção visual das cores e causa dificuldade para distinguir determinadas tonalidades, como o azul, verde e vermelho. Uma condição que pode atrapalhar muito a rotina diária de uma pessoa."

Clique no link abaixo e faça o teste...

TESTE DE DALTONISMO

quarta-feira, 17 de maio de 2017

   Atividade 1º. 5 

- Cite as características de cada organela celular (figura ao lado)
 
- Após, leia o texto abaixo
 

Doenças devido a alterações em organelas   Citoplasmáticas

 
É importante, aos seres vivos, a presença de mecanismos de ajuste às variações dos meios externo e interno mantendo constantes os meios intra e extracelular do organismo, dentro de limites pouco variáveis, e compatíveis com a alta eficiência da maquinaria celular.
Na segunda metade do século passado um fisiologista, Walter B. Cannon, criou o termo homeostase, e o que seria isso? Homeostase é a tendência dos organismos vivos em manter constante o meio interno. Ou seja, quando o organismo não consegue manter a homeostase, ocorre doença. Os ácidos nucleicos e as proteínas são moléculas importantes nos processos vitais, ou seja, tem papel importante na manutenção da homeostase e portanto da saúde.
Quando não há essa manutenção na homeostase, consequentemente o individuo vai se adoentar, logo abaixo mostra alguns exemplos de envolvimento de estruturas celulares, como microtúbulos, mitocôndrias, peroxissomos e DNA cromossômico, no aparecimento de diversas doenças.
 
1) Microtúbulos = Doença de Kartagener, a causa é por meio da ausência de dineina nos microtúbulos, a alteração que ocorre é a ausência de braços nos microtúbulos dos cílios e flagelos. E consequentemente, vai haver infecções respiratórias e esterilidade masculina, imobilidade dos cílios e flagelos.

2) Mitocôndria = Citopatia Mitocondrial, a causa é o desacoplamento da oxidação fosforilativa, e a alteração que ocorre é a forma e quantidade alterada nas mitocôndrias, e consequentemente vai haver emagrecimento e metabolismo basal elevado.
 
3) Peroxissimo = Síndrome cérebro hepatorrenal, a causa é uma mutação da enzima peroxissômica, na qual vai haver alterações na ausência de enzimas nos peroxissomos, e ocasionalmente, retardamento psicomotor, disfunção do fígado e lesão renal.

4) Lisossomo = Leucodistrofia metacromática, a causa é a ausência de sulfatase lisossômica, na qual vai haver acumulação de lipídios nas células, ocasionando o retardamento mental e psicomotor. E também pode ocorrer a Doença de Hurler, que a principal causa é a ausência de L iduronidase, na qual vai haver acumulo de dermatan sulfato em células, fazendo assim com que o individuo tenha retardamento mental e de crescimento.

5) DNA cromossômico = Osteogenesis imperfecta, a causa é a mutação do gene do colágeno, ocorre alterações das fibras colágenas, fazendo com que o ser humano tenha fraturas frequentes, devido a síntese defeituosa de fibras de colágeno.

6)Reticulo Endoplasmático Rugoso = Escorbuto, a causa é a carência de vitamina C, co fator necessário para a síntese de colágeno, ocorre alterações das fibras colágenas, fazendo com que haja hemorragias frequentes e queda de dentes devido a síntese defeituosa de colágeno.

7) Complexo de Golgi = Doenças das células I, a causa é a ausência de enzimas fosforila as enzimas lisossômicas, fazendo com que tenha acumulo de inclusões nos fibroblastos, e consequentemente, o crescimento e desenvolvimento mental retardados.

8) Complexo de Golgi e grânulos de secreção = Diabete pro insulínica, a causa é a não transformação pro insulina nos grânulos de secreção, e acarreta diabete devido a falta de insulina no sangue.

Enfim, espero que seja de bom proveito, porque além de estarem relacionados com as organelas que ja estudamos, é importante saber também sobre doenças, como são causadas e o que pode trazer para nós.

FONTE: Junqueira, José Carneiro. Biologia Celular e Molecular. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

 

 


terça-feira, 2 de maio de 2017

TRABALHO DE QUÍMICA 1º. 5

Colégio Estadual Blau Nunes
Trabalho de Química  1º. Ano 5   Profª. Marly Xavier da Silva Rauber 
Aluno__________________________________________nº.______ 1º. Trimestre 2017

1) A água pode se apresentar em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. A influência de fatores externos, como a temperatura e a pressão, faz com que a água se apresente ora em um, ora em outro estado físico, sendo que a passagem de um estado para outro recebe denominações específicas. Associe as duas colunas, relacionando os nomes das mudanças de estado da água aos seus respectivos exemplos.
Nome da mudança de estado: Exemplo:

1. Evaporação.            ( ) Água sendo aquecida e permanecendo em fervura.

2. Ebulição.                 ( ) Toalha molhada secando ao varal.

3. Solidificação.           ( ) Gelo derretendo em um copo.

4. Fusão.                     ( ) Formação de chuva nas nuvens.

5. Condensação.         ( ) Água colocada no congelador durante horas.
A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é:
A) 1, 2 ,3, 5, 4.
B) 2, 1, 4, 5, 3.
C) 2, 5, 4, 3, 1.
D) 1, 4, 2, 3, 5.

2) O ciclo da água está representado pelo esquema abaixo. Qual é o número no esquema que
representa o processo de condensação?

(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 1 e 2

3) As estrelas, as plantas, o ar, a água, eu e você temos algo em comum, somos matéria feitos de átomos que se juntam e formam moléculas. A matéria pode ser transformada do estado sólido para o estado líquido ou para o estado gasoso. Estas mudanças de estado são chamadas de transformações FÍSICAS da matéria porque :

A) Porque neste caso, a matéria muda suas características. 
B) Porque a matéria se transforma em outra matéria. 
C) Porque neste caso a matéria não muda suas características.
D) Porque as regiões polares recebem pouca iluminação do Sol.
4) A fórmula química da água é H2O.

Escreva V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas: 

A) (  ) A molécula da água é composta de 3 átomos. 
B) (  ) A molécula da água possui 2 átomos de hidrogênio e um de oxigênio. 
C) (  ) A fórmula da água no estado sólido é diferente da fórmula da água em estado líquido. 
D) (  ) A fórmula da água é H2O esteja ela no estado sólido, líquido ou gasoso.

5) Definir os termos seguintes:


a) Molécula
b) Átomo
c) Ânion
d) Cátion
e) Densidade
f) Elemento químico
g) Fórmula eletrônica
h) Fórmula molecular
i) Íon
j) Mol
k) Molécula
l) Massa atômica
m) Núcleo
n) Eletrosfera
o) Número atômico
p) Tabela periódica


6) Descreva os  processos de separação de substâncias abaixo:
a)catação
b)Peneiração
c) decantação
d) destilação simples
e) liquefação fracionada